• Henrique Sousa Machado

    Prezado, seu trabalho é muito bom, mas já identifiquei alguns erros nesses mapas. Nesse, sobre química da célula, você trocou o ácido graxo saturado pelo insaturado (lipídios), colocou o acento errado em “lípidios” e citou a sacarose como uma forma de hexoses, quando na verdade seria a frutose proveniente dos vegetais. Cofatores e Coenzimas não são proteínas, como deixou a entender no esquema. Esses foram os erros que eu identifiquei. Se houver mais ou algum foi cotado erroneamente, me corrijam. Grato, Henrique

    • Olá muito obrigado pela sua opinião, verificando a imagem deste blog poderá notar algumas mudanças daquela postada no facebook. O material principal usado para fazer este mapa foi o livro da Amabis e Martho e a apostila texto do Anglo vestibulares.

      Quanto as ligação dos ácidos graxos:

      Saturada: Cadeia carbônica unida por ligações simples
      Insaturada: Cadeia carbônica apresenta ligações duplas por 1 ou mais pares.

      A Sacarose é um dissacarídeo formado por 2 hexoses : 1 glicose e 1 pentose após a síntese por desidratação deixam de ser hexoses únicas e passam a ser uma pequena cadeia orgânica.

      As enzimas constituídas por polipeptídios simples são chamadas de proteínas simples, outras porem associadas a um cofator (parte não proteica) são denominadas apoenzimas. Enzima desse tipo chamou de proteínas conjugadas.

      Apoenzima e o cofator atuam em conjunto formando uma holoenzima.
      Os cofatores de certas enzimas são substancias orgânicas denominados coenzimas.

      Realmente pode não ter ficado claro eu farei algumas modificações nas funções proteicas e no deslize do acento. Caso encontre algum erro nos outros mapas por favor me comunique o objetivo é criar um material livre :).

  • Fernanda Cristina

    Olá você poderia por no site/face um texto de apoio. Assim ficaria perfeito…
    Parabéns são ótimos

    • Olá Fernanda, estou fazendo isso aos poucos pois me resta pouco tempo na semana, estou pensando em adicionar materiais complementares e incluir exercícios também em forma de plataforma. Obrigado pelo feedback.

  • Nara Emilly

    Amei demais, nunca fechem esse site, por favor. <33